segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Granola apple crisp - Crisp de maçã com granola

É para comer de sobremesa, no lanchinho da tarde ou servir no café da manhã? Você escolhe. Esta receita é bem versátil, além de saudável! 
 
Falta de planejamento não combina com excelência. E senti isso numa semana que meu filho menor esteve doentinho e fiz confusão com a agenda. Acordei agitada, hoje é meu dia de receber! E porque precisava arrumar a mesa - que desta vez não tinha conseguido deixar pronta na noite anterior - e ainda queria preparar algo para as amigas do café semanal. Em nossos encontros cada uma chega com  algo bem caseiro, é nosso momento mulherzinha, e é tão bom compartilhar não só receitas de vida mas de culinária também! Por isso, raramente alguém faz uma viagem de última hora até a padaria.

Como era minha vez de receber e gosto de arrumar a mesa com carinho, ir ao jardim pegar um flor, colocar um detalhe ou outro na decoração, recorri a um artifício. Fiz um inventário mental do que tinha na despensa, na fruteira e do tempo que tinha disponível. Lembrei-me da granola caseira que meu irmão fez e me presenteou. Imaginei aquela granola sobre maçãs com canela. Pronto. Estava decidido. Surgiu assim uma receitinha fácil.
 










A quantidade de recheio que você vai preparar varia de acordo com o número de ramequins que tem. Outra ideia é assar esta receita em xícaras de porcelana branca, um charme!

Crisp de maçã com granola
2 maçãs
Suco de 1 limão
2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
1 colher (chá) de canela em pó
1 pitada de noz moscada ralada
Mel ou manteiga para cobrir
Granola que baste

1) Coloque cerca de 10 ramequins médios numa assadeira. Preaqueça forno a 180°C.

2) Descasque as maçãs e corte-as em pedaços pequenos. Eu geralmente bato com a faca nela toda, fazendo uns 10 cortes, corto ao meio e vou retirando a polpa. Regue com suco de limão, junte o açúcar, a canela e a noz moscada.

3) Coloque uma a duas colheres no fundo do ramequim, até a metade. Cubra com granola até a borda e regue com mel ou uma bola pequena de manteiga (depois de assada a maçã reduz um pouco). Leve para assar por cerca de 20 minutos. Sirva morno. (Ah se tiver um sorvete de creme, vai muito bem...)

4 comentários:

  1. Adoro granola faço muitas vezes ,
    Assim com maça ficou com um aspecto delicioso
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gosto muito de granola e esta que meu irmão faz é especial. Bjo

      Excluir
  2. Tão bonita, faz-me sempre lembrar o Outono... que já aí vem :-)

    ResponderExcluir

Agradeço a sua visita!